Você já escolheu a escola de Ensino Médio para o seu filho?

Todos os anos, ao fim de um período letivo, os pais precisam decidir se irão manter os filhos na mesma escola ou optar por outra. Essa decisão fica muito mais difícil quando chega ao Ensino Médio, certo?

Para ajudar você neste momento tão importante, separamos 8 dicas rápidas que podem aumentar (e MUITO) as possibilidades de um futuro brilhante

Vale adiantar que não temos mais como classificar uma escola como A MELHOR. O que existe hoje é a escola MAIS ADEQUADA às necessidades do aluno e da família. Vamos às dicas!

 

Dica número 01 – Tipo de escola

Na hora da escolha é fundamental a participação do estudante. O primeiro ponto que você precisa identificar é o que ele almeja. A partir daí começar a filtrar o tipo de escola que você vai procurar.

Existem várias linhas pedagógicas, as principais e mais comuns são:

TRADICIONAL: Enfatiza o conteúdo. Nela, o professor transmite o conhecimento. Um dos principais objetivos é formar cidadãos críticos, indagadores e independentes através de uma base estruturada de informação.

CONSTRUTIVISTA: O professor é um mediador e o aluno constrói os próprios saberes. Não há elaboração testes e provas para verificar se o aluno absorveu o conteúdo ensinado, mas há avaliações diagnósticas.

SÓCIO-INTERACIONISTA: Similar ao construtivismo, com ênfase na dimensão sociocultural do estudante. Considera bastante o contexto em que se aprende.

MONTESSORIANO: O professor é entendido como um guia que ajuda as crianças a superar as dificuldades. O ensino é ativo e enfatiza os exercícios de concentração individual.

Há, ainda, escolas híbridas que procuram manter os pontos mais assertivos de duas ou mais linhas pedagógicas.

Analise o foco da escola. Os mais comuns são:

ESCOLAS TÉCNICAS, que têm objetivo de ingressar o aluno mais rápido no mercado de trabalho;

ESCOLAS PREPARATÓRIAS, que preparam alunos para os principais exames de ingresso no Ensino Superior e/ou para que sigam carreiras militares;

Antes de matricular os filhos, é preciso conhecer a fundo como tais métodos são aplicados na prática. Avalie também se não haverá conflitos de cultura e hábito educacional. Se o seu filho estuda desde pequeno em uma escola tradicional, por exemplo, dificilmente se adaptará à uma outra linha ao ingressar no Ensino Médio.

 

Dica número 02 – Relacionamento

Um dos principais desafios de ensinar os jovens é o relacionamento. Independentemente do tipo de escola escolhida ela precisa ser muito habilidosa nesse quesito.

Normalmente só é possível conhecer a fundo esse ponto ao longo do ano, mas ainda na fase de pesquisa você pode conversar com um dos membros da direção e da coordenação e perguntar a respeito. Você precisa ouvir o que eles tem a dizer e entender o que a escola propõe para facilitar essa conexão.

 

Dica número 03 – Produção de conhecimento

Durante muitos anos as escolas foram meramente reprodutoras de conhecimento. Mesmo se você optar por uma escola tradicional, conheça as que promovem a produção do conhecimento. Há instituições que conseguem atuar com maestria na adição deste quesito em seu projeto pedagógico.

 

Dica número 04 – Professores

Os professores de ensino médio precisam estar em total acordo com a proposta da instituição que você escolher. Se você optar, por exemplo, por uma escola que prepare para os vestibulares, eles precisam ter essa dinâmica, precisam estar atualizados com os estilos de cobrança dos principais exames, e o principal ele precisa manter o foco na aprovação.

Converse com a direção ou coordenação. Normalmente são as pessoas mais aptas à explicarem como isso ocorre na prática.

 

Dica número 05 – Estrutura física

Muitas vezes os adolescentes querem status, mas nesse momento a família precisa se reunir e estabelecer metas claras de acordo com os objetivos.

O ensino médio é o começo do futuro do estudante, portanto, nessa etapa, é importante (muito importante) suprir as NECESSIDADES ao invés de simplesmente suprir as vontades. Nem sempre a escola da moda ou a mais bonita do bairro é a mais adequada para a construção desse futuro.

A sugestão aqui é buscar uma escola que tenha a estrutura condizente com a proposta. Se você optar por uma escola que enfatize o esporte, por exemplo, é importante que possua quadras, piscina(s) e demais estruturas para a prática das atividades em questão. Ou se optar por uma escola técnica, é fundamental que tenha laboratórios atualizados acessíveis. Assim como se optar, ainda como exemplo, por uma instituição focada em preparatórios (seja para vestibulares ou escolas militares), dê preferência à estrutura PEDAGÓGICA.

 

Dica número 06 – Limite de alunos por turma

Muitos acham que a escola cheia é sinônimo de qualidade. A escola pode ser excelente com 5.000 alunos ou com 50, os critérios que precisam ser observados são a quantidade de alunos por turma e a quantidade de alunos dividido pelo número de colaboradores. Tem escolas deixam 40, 50 (ou até mais) alunos em uma única sala de aula! O jovem pode até gostar, afinal, é comum ser bem interativo nesta idade.

Mas cabe uma reflexão aqui: quantas vezes seu filho já se sentiu prejudicado por não ter a atenção devida ou um bom acompanhamento do professor? Um único palestrante, por exemplo, pode ensinar para 50, 100 ou até milhares de pessoas de uma só vez, mas é inviável que ele acompanhe o desenvolvimento individual de cada um.

Há escolas que limitam o número de alunos em sala à números baixos para acompanhar a fundo cada estudante. Essa é uma opção que pode melhorar (e muito) o desempenho do seu filho.

 

Dica número 07 – Estrutura pedagógica

Avalie muito bem a estrutura pedagógica da escola que você está pesquisando, principalmente na parte de suporte acadêmico. Cada aluno tem uma realidade, com pontos de dificuldades e de facilidades diferentes, como a escola lida com isso? Ela oferece algum reforço para os que nela estudam? Auxilia na escolha da carreira profissional? Como ela lida com as diferenças sociais e culturais dos estudantes? Ela tem alguma ferramenta, metodologia ou projeto para o bom convívio?

Essas questões são muito importantes, não só para o aprendizado, não só para a parte acadêmica, mas também para a vida.

 

Dica número 08 – Mensalidade

Cuidado. Jamais comece sua pesquisa por esse ponto! Você pode cometer o erro de achar uma mensalidade barata sem se dar conta de que vários outros produtos e serviços também precisam ser aderidos.

A maioria das pessoas começa a pesquisa aqui para fazer uma “pré-seleção” das escolas, e tomam como base o preço da MENSALIDADE.

É muito comum você precisar pagar pelo material didático, atividades extracurriculares, aulas de reforço, uniforme, projetos complementares, agenda, etc. Isso sem contar que é provável que você opte por uma escola pouco adequada aos seus objetivos e às suas necessidades por uma diferença muito pequena no seu custo total.

 

Dica 09 (bônus) – Preparação para a vida

O mundo está mudando muito rápido, certo? Nos dias de hoje os jovens precisam ser preparados de forma completa, ou seja, numa jornada de formação que ultrapasse as linhas da área acadêmica.

É necessário o desenvolvimento de diversas habilidades e competências necessárias para a vida, como oralidade, respeito ao próximo, capacidade de trabalhar em equipe, capacidade de tomar decisão, solidariedade, responsabilidade, ética, disciplina, etc.

Não deixe isso de lado, há jovens adultos com dificuldades de emprego por conta da ausência dessas virtudes.

 


Esse foi um roteiro básico, mas muito importante sobre a hora de escolher uma escola de ensino médio. É preciso ter em mente o tempo todo que isso não se trata da compra de produtos ou serviços. Sua família, seu filho e você estão definindo o futuro!

Durante a fase de pesquisa, não tenha receio. Pergunte, ligue e visite quantas vezes forem necessárias, mas faça uma boa escolha.

 

Faça sua pesquisa aqui

Aproveite para conhecer sobre a rede de escolas Ação1. Somos de linha híbrida (predominantemente tradicional).

Aqui, entendemos que o seu filho nasceu para evoluir, crescer e progredir sempre. Para isso ele precisa de algo que o motive, de pessoas que o inspire e de um ambiente que o envolva. Nossa equipe é exatamente assim. Proporcionamos aos nosso alunos as melhores chances de amadurecimento completo e direcionado.

Enxergamos cada filho às nós confiado como único para que assim possamos compreende-lo na natureza do ser, senti-lo nas emoções, perceber cada ato, cada reação e cada olhar.

Nosso Ensino Médio é preparatório desde a 1ª Série. Preparamos nossos alunos para UERJ, ENEM e Escolas Militares. Aqui ensinamos para a vida, formamos para sempre e somos criadores de gerações que pensam FORA DA CAIXA.
Receba as informações da série que seu filho cursará em 2019 em seu e-mail!
Preencha o formulário.

fale por whatsapp